SETEMBRO VERDE: ARACAJU POSSUI PROTOCOLO ESPECIAL PARA DOAÇÃO DE CÓRNEAS

26 de setembro de 2022, 10:35

Além da campanha de prevenção ao suicídio, setembro também é voltado para a conscientização sobre doação de órgãos e tecidos. A Prefeitura de Aracaju possui, desde 2020, uma equipe no Hospital Municipal Nestor Piva capacitada para a realização do transplante de córneas e de toda a parte burocrática desse processo.

A Secretaria Municipal da Saúde, através da campanha “Setembro Verde”, objetiva diminuir o tempo de espera e potencializar o número de doações, bem como falar sobre o gesto de amor e solidariedade que ajuda a salvar vidas. Durante todo o mês de setembro, a gestão realiza ações que reforçam a importância desse tipo de prática.


Para que seja feita a doação das córneas, a pessoa precisa ter entre 2 e 80 anos, não ter infecções, e ter sofrido morte encefálica ou parada cardíaca há menos de seis horas. Pacientes com desvios e doenças oculares também podem ser potenciais doadores.



Autorização



O Brasil é referência mundial de doação e transplante de órgãos de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), entretanto, a remoção de órgãos só pode ser realizada após a autorização familiar. Mesmo que, em vida, a pessoa demonstre seu desejo de doar, após sua morte, é a família que determina se seus órgãos serão doados ou não. Não há nenhuma lei que garanta que a vontade do doador seja atendida.

Waneska Barbosa explica que o Grupo de Organização e Procura de Órgãos (OPO) também atua nessa frente, realizando o contato humanizado entre o hospital e a família do possível doador
.


Foto: Ana Lícia Menezes